As bases teóricas da educação lúdica. A ludicidade no desenvolvimento do ser humano e suas implicações
para a educação. Ludicidade e inclusão. O espaço e o tempo da ludicidade na infância e na escola. Jogos,
brinquedos e brincadeiras e as diferentes culturas. A influência portuguesa, negra e indígena nas brincadeiras
brasileiras. O papel dos brinquedos e das brincadeiras na infância. O brincar como direito da criança. A
função simbólica dos jogos e brinquedos. Concepções sobre o brincar para Vygotsky, Piaget e Gilles
Brougère. Reflexões de Huizinga sobre os jogos. A mediação do professor nas atividades lúdicas. Os
brinquedos e a sociedade do consumo. O lúdico na era digital.
Conteúdo do curso
- As bases teóricas da educação lúdica
- Ludicidade, desenvolvimento humano e educação
- O espaço e o tempo da ludicidade na infância e na escola
- Jogos, brinquedos e brincadeiras nas diferentes culturas
- O lazer e o lúdico na era digital
O curso oferece diferentes opções de carga horária, com prazos mínimos de conclusão definidos conforme o formato escolhido: 80 horas, com prazo mínimo de 10 dias; 120 horas, com prazo mínimo de 15 dias; e 180 horas, com prazo mínimo de 20 dias. O prazo máximo para conclusão é de 5 meses e, caso o aluno não finalize o curso dentro desse período, será necessário realizar uma rematrícula.
Formas de Pagamento
O curso pode ser pago no boleto ou cartão de crédito.
| Carga Horária | Investimento |
|---|---|
| 80 horas | R$ 120,00 |
| 120 horas | R$ 180,00 |
| 180 horas | R$ 270,00 |