Conceito e função das emoções. Identificação das competências socioemocionais. Sociointeracionismo e a influência das emoções na aprendizagem. Autoimagem, autoconceito e autoestima. BNCC e competências socioemocionais. Conceito de inteligência emocional e seus componentes. Teoria da aprendizagem emocional e gestão das emoções. Aprendendo a lidar com a raiva, a frustração, a inveja, o medo e a tristeza. Teoria psicogenética de Henri Wallon e o papel da afetividade nos diferentes estágios. Desenvolvimento das soft skills na infância. A criança e o adolescente hoje. Escuta ativa. Regras e limites na escola. O problema da falta de limites, das ameaças e dos castigos. Papel do professor na promoção do desenvolvimento socioemocional e em relação ao bullying. Criando conexões e confiança. Feedback positivo. Parceria famíliaescola. Projetos socioemocionais na escola. A saúde emocional do docente.
Conteúdo do curso
- Por uma educação socioemocional
- Inteligência emocional e aprendizagem
- BNCC e competências socioemocionais
- Desenvolvimento socioemocional na escola
- A educação socioemocional transformadora
O curso oferece diferentes opções de carga horária, com prazos mínimos de conclusão definidos conforme o formato escolhido: 80 horas, com prazo mínimo de 10 dias; 120 horas, com prazo mínimo de 15 dias; e 180 horas, com prazo mínimo de 20 dias. O prazo máximo para conclusão é de 5 meses e, caso o aluno não finalize o curso dentro desse período, será necessário realizar uma rematrícula.
Formas de Pagamento
O curso pode ser pago no boleto ou cartão de crédito.
| Carga Horária | Investimento |
|---|---|
| 80 horas | R$ 120,00 |
| 120 horas | R$ 180,00 |
| 180 horas | R$ 270,00 |