Abordagens e fundamentos da Psicopedagogia Institucional. Ação do psicopedagogo nos diferentes espaços institucionais. Diagnóstico psicopedagógico. O que é aprender. Diferentes modos de aprender e de ensinar. Habilidades básicas necessárias ao aprendizado da leitura e da escrita e ao desenvolvimento do raciocínio
lógico-matemático. Principais dificuldades de aprendizagem relacionadas a atenção, memorização, linguagem, leitura, escrita e cálculo. Estímulos ao aprendizado. Transtornos específicos de aprendizagem. Aprendizagem de qualidade. Contextos promotores da aprendizgem de qualidade. Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: avaliação da escrita, leitura, raciocínio lógico-matemático. Provas operatórias, testes projetivos e psicométricos. Prevenção de dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar. Importância do lúdico na aprendizagem. Planejamento e modelos de intervenção. Papel da família no processo de aprendizagem. Educação inclusiva e inclusão do aluno com dificuldades de aprendizagem. Recursos psicopedagógicos e estratégias de ensino. Prática da psicopedagogia institucional escolar. Estudos de casos e intervenção: psicopedagogia aplicada na escola.
Conteúdo do curso
- Cenário psicopedagógico institucional
- Meandros da aprendizagem
- Ação preventiva e cooperativa dos atores educativos
- Avaliação, diagnóstico, planejamento e intervenção psicopedagógica
- Mergulho na prática psicopedagógica em instituição escolar
O curso oferece diferentes opções de carga horária, com prazos mínimos de conclusão definidos conforme o formato escolhido: 80 horas, com prazo mínimo de 10 dias; 120 horas, com prazo mínimo de 15 dias; e 180 horas, com prazo mínimo de 20 dias. O prazo máximo para conclusão é de 5 meses e, caso o aluno não finalize o curso dentro desse período, será necessário realizar uma rematrícula.
Formas de Pagamento
O curso pode ser pago no boleto ou cartão de crédito.
| Carga Horária | Investimento |
|---|---|
| 80 horas | R$ 120,00 |
| 120 horas | R$ 180,00 |
| 180 horas | R$ 270,00 |