A constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil. Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico. Conhecimento das atuais perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo. A História nas propostas curriculares da educação básica. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de história. A elaboração e a regulamentação dos livros didáticos para o ensino de história. Diferentes linguagens e fontes no ensino de História. Projetos pedagógicos e oficinas para o ensino de história.
Conteúdo do curso
- A História como disciplina escolar no Brasil
- O professor-pesquisador e o ensino de História
- Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico
- Perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo
- A História nas propostas curriculares da Educação Básica
- Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de História
- Elaboração e regulamentação dos livros didáticos para o ensino de História
- Materiais didáticos para o ensino de História
- Ferramentas analíticas do professor-pesquisador para o ensino de História
- Projetos pedagógicos para o ensino de História
O curso oferece diferentes opções de carga horária, com prazos mínimos de conclusão definidos conforme o formato escolhido: 80 horas, com prazo mínimo de 10 dias; 120 horas, com prazo mínimo de 15 dias; e 180 horas, com prazo mínimo de 20 dias. O prazo máximo para conclusão é de 5 meses e, caso o aluno não finalize o curso dentro desse período, será necessário realizar uma rematrícula.
Formas de Pagamento
O curso pode ser pago no boleto ou cartão de crédito.
| Carga Horária | Investimento |
|---|---|
| 80 horas | R$ 120,00 |
| 120 horas | R$ 180,00 |
| 180 horas | R$ 270,00 |